Casa das Fragmentadoras – Fragmentadora de Papel menu

keyboard_arrow_right keyboard_arrow_right Conheça Fragmentadoras de Papéis

  • keyboard_arrow_right

    O que é uma fragmentadora?

    Fragmentadoras de papéis são máquinas trituradoras de papéis, equipamentos eletro mecânicos para destruição (trituração ou corte) de materiais diversos. Também conhecidas como: fragmentador de papel, trituradora de papel, picotadora de papel, picotadeira de papel e até mesmo por desfragmentadora, sua função é fragmentar, ou seja, cortar (triturar) materiais em partes reduzidas, de acordo com a necessidade de cada um.
  • keyboard_arrow_right

    Quais tipos de fragmentadoras existem no mercado?

    Fragmentadoras normalmente se dividem em 3 grupos:
    Fragmentadora de Papel (documentos) de Uso Doméstico;
    Fragmentadora de Papel de Uso Profissional ou para Escritórios;
    Fragmentadora Industrial (para papéis, papelão, embalagens, cartões, cd-rom).
  • keyboard_arrow_right

    Fragmentadora de Uso Pessoal ou Fragmentadora de Uso Doméstico

    São fragmentadoras para uso esporádico, ou seja, para uso doméstico em destruição de contas, cartões de créditos, e etc. Fragmentadoras de papéis de uso doméstico não são recomendadas para uso corporativo pois normalmente causam desperdício de tempo considerável dos usuários e reduzem o rendimento do trabalho em escritórios corporativos. Muitas vezes não protegem as informações como deveriam. São fabricadas com componentes frágeis (plásticos) visando máxima redução de custo de produção, e em consequência possuem muitos componentes internos subdimensionados. São indicadas para destruição de documentos de pouca importância (domésticos) e em pequenas quantidades, com inserção em tempos espaçados. Geralmente o nível de ruído fere a legislação sobre conforto acústico. Veja o detalhamento nos itens abaixo:

    Alto Nível de Ruído: A maioria das fragmentadoras de uso doméstico utilizam motores elétricos de escovas de carvão, que possuem nível de ruído muito maior que os motores de indução magnética. Nos motores elétricos das fragmentadoras de papel de uso doméstico, as escovas de carvão ficam em permanente atrito com o coletor de cobre, gerando aquecimento, desgaste e alto ruído. Por isso tem nível de ruído acima de 65 dB(A) decibéis. Por ser alto nível de ruído sonoro, não deverá estar funcionando em ambientes de trabalho como recomenda a Lei Federal 6614/77 em conjunto com a Norma NBR 10152 e NB 95 que estabelecem níveis de conforto acústico para locais de trabalho que requerem concentração.

    Desligam por superaquecimento do motor: Fragmentadoras de uso doméstico trabalham por alguns minutos e tem paradas para resfriamento do motor. Não são recomendadas para fragmentação de arquivo morto. Este superaquecimento da fragmentadora acontece porque são equipadas com potência de motor menor do que o necessário. Ou seja, para terem preço reduzido, os fabricantes instalam motores elétricos de potência inferior ao necessário. A consequência é que o motor elétrico da fragmentadora trabalha forçado o tempo todo e superaquece. Para evitar que o motor derreta e sofra curto circuito, um sensor de temperatura desliga a fragmentadora. Após um tempo, a fragmentadora resfria e o sensor de temperatura permite novamente que ela funcione.

    Em ambientes de trabalho, o tempo das pessoas custa muito dinheiro, por isso é necessário que a fragmentadora deva possuir funcionamento contínuo sem paradas para resfriamento do motor.

    Além disso, a partir da segunda vez que a Fragmentadora sofre superaquecimento, o tempo de funcionamento contínuo sem paradas é ainda menor. Quando se começa a fragmentar, a temperatura é a ambiente (25ºC a 30ºC). O motor começa a funcionar sobrecarregado e sua temperatura atinge mais de 100ºC, quando então o sensor desliga a Fragmentadora. Quando a temperatura do motor elétrico cai para 70ºC a 80ºC, ela volta a funcionar, mas rapidamente atinge novamente valores acima de 100ºC e desliga novamente. Na primeira vez, a temperatura sobe 70ºC para desligar. Da segunda vez em diante, com 20ºC a 30ºC de aumento de temperatura a fragmentadora parou.

    Se o sensor térmico de proteção do motor da fragmentadora de papeis der defeito, as isolações elétricas do motor derretem e ocorre curto-circuito interno, provocando incêndio da fragmentadora, afinal existem partículas de papel depositadas dentro dos cilindros de corte e poeira de papel junto do motor.

    Componentes em Plástico: Fragmentadoras de uso doméstico possuem componentes internos fabricados em plástico para reduzir preço. Em consequência ocorrerá desgaste rápido por atrito com papel, clipes e grampos.

    Para vender a fragmentadora de papel a um preço baixo, os fabricantes tentam reduzir ao máximo os custos dos componentes internos.

    Fragmentadoras de papeis possuem um componente interno muito importante, que se chamam PENTES RASPADORES ou também PENTES SEPARADORES.

    A função dos pentes raspadores é de raspar (limpar) os cilindros de corte, para remover as partículas que ficam depositadas dentro dos seus canais, fazendo com que elas caiam dentro do cesto de aparas. Sem os pentes raspadores, as partículas de papel ficariam emboladas dentro dos canais dos cilindros de corte, até que os dentes não conseguissem mais cortar as folhas de papel.

    Se fossem pentes raspadores metálicos (pentes separadores metálicos), resistiriam por muito tempo ao desgaste provocado pelo atrito com o papel e por clipes e grampos de aço. Mas fragmentadoras de uso doméstico são montadas com pentes raspadores de plástico, que se desgastam facilmente com o atrito gerado pelo papel e por ação de corte dos clipes e grampos que possam ser introduzidos com os papeis.

    O papel é um material muito agressivo. O papel é derivado da madeira. Uma folha de papel sulfite pode cortar a nossa mão, pode cortar a nossa pele. Da mesma forma que o papel agride a nossa mão quando o manipulamos de forma intensa, o papel vai reagir contra a fragmentadora de papel, agredindo seus componentes internos, principalmente os pentes raspadores plásticos que se desgastarão rapidamente e que sofrerão danos pela ação de clipes e grampos de aço.

    Em pouco tempo, os pentes raspadores plásticos vão se desgastar e quebrar, gerando custos de manutenção frequentes. Fragmentadoras para uso em escritórios de empresas devem possuir pentes raspadores metálicos (pentes separadores metálicos).

    Fragmentadoras de uso doméstico têm a desvantagem de não possuírem cilindros de corte maciços em aço. Suas facas são feitas de discos de chapa, montadas sobre um eixo de diâmetro inferior que possui menor resistência ao empenamento (flexão). Quando se introduz uma quantidade maior de folhas na fragmentadora, os papeis forçam as facas contra os eixos, que empenam por serem de diâmetro menor, empurrando as lâminas para se afastarem umas das outras. O eixo de diâmetro inferior onde estão montadas as facas, não resiste à força gerada pelos papeis, e flexiona, permitindo que as facas se afastem e não consigam cortar as folhas de papel que estão no meio. Nesta situação, o corte passa a ficar maior que o previsto, comprometendo a segurança das informações.

    Além do problema da produção de partículas de tamanhos maiores, comprometendo a segurança da informação, as facas de corte da fragmentadora de uso doméstico não são submetidas ao tratamento térmico de endurecimento superficial de têmpera por indução magnética. O atrito do papel, com o tempo, vai desgastar as lâminas de corte, reduzindo a sua capacidade de corte e gerando partículas maiores que o especificado.

    Devido às fragilidades dos componentes internos, a fragmentadora de uso doméstico precisa operar com inserção de poucas folhas por vez, em intervalos de tempos espaçados, retirando os clipes, o que significa “perda de tempo” e torna um procedimento inadequado para escritórios de empresas onde a eficiência dos funcionários não pode ser desperdiçada.

  • keyboard_arrow_right

    Fragmentadora de Uso Profissional ou Fragmentadora de Uso em Escritórios

    Para as fragmentadoras de papéis e de documentos de uso profissional, que são normalmente utilizadas em escritórios, o projeto de sua fabricação, bem como os seus componentes internos, seguem uma linha diferente das fragmentadoras de uso doméstico, e são projetadas e fabricadas buscando maior durabilidade, confiabilidade, eficiência, economia e segurança ao operador, bem como a segurança do ambiente onde a mesma está instalada.Dentre as principais vantagens de uma fragmentadora de papel de uso profissional em relação à fragmentadora de uso doméstico, temos:

    B1) Maior eficiência e economia de mão de obra dos usuários, pois seus motores elétricos são dimensionados para trabalhar em funcionamento contínuo sem parada para resfriamento causada por superaquecimento do motor. Isso constitui uma vantagem expressiva de economia em médio prazo, pois otimiza o tempo gasto pelos usuários na fragmentação de papeis e documentos, permitindo que os mesmos retornem mais rápido aos seus postos de trabalho, onde são gerados os valores da empresa. Indicada também para fragmentação de arquivo morto.

    B2) Maior durabilidade e menor índice de manutenção, pois possuem pentes raspadores metálicos (separadores) que têm a vantagem de resistirem ao atrito com os papeis, bem como com o atrito de clipes (até tamanho 2/0) e grampos metálicos (até tamanho 26/6).

    B3) Maior durabilidade e menor índice de manutenção, pois possuem motores de indução magnética que têm a vantagem de serem mais silenciosos e econômicos. Sua maior eficiência energética se dá pela ausência de atrito mecânico, pois não possuem escovas de carvão em atrito permanente.

    B4) Maior conforto no ambiente de trabalho, possuem baixo nível de ruído, atendendo à Lei Federal 6614/77 em conjunto com a Norma NBR 10152 e NB 95 que estabelecem o máximo de 65 decibéis (65 dBA) como nível de conforto acústico para locais de trabalho que requerem concentração.

    B5) Vantagem de possuir abertura de inserção de papeis (boca de inserção) mínima de 240 mm, gerando maior conforto e economia de tempo do usuário. Em fragmentadoras de uso doméstico, a abertura de inserção de 220 mm obriga o usuário a perder tempo alinhando os papeis antes de inserir os mesmos na fragmentadora, para que não dobrem e enrosquem nas laterais. Com uma abertura de inserção mínima de 240mm, os papeis podem ser introduzidos, mesmo que estejam desalinhados, evitando a perda de tempo dos usuários.

    B6) Destruição mais segura das partículas por possuírem cilindros de corte maciços (cilindros inteiriços). Mesmo inserindo-se uma maior quantidade de papeis, o cilindro de corte em aço maciço, por ter maior resistência mecânica, resiste ao esforço radial imposto pelo papel e não empena, impedindo o afastamento das arestas de corte e mantendo as partículas sempre do mesmo tamanho dentro da Norma DIN 66399.

    Uma vantagem adicional dos cilindros de corte em aço maciço é que a sua superfície de corte recebe um tratamento de endurecimento superficial chamado de tratamento térmico de têmpera por indução magnética. Esse é um tratamento especial que proporciona alta dureza nas arestas de corte, evitando assim o desgaste pelo atrito com o papel, clipes (até 2/0) e grampos (até 26/6), mas mantendo maior ductilidade no seu núcleo para absorção de choques e redução de fragilidade. Por isso que as arestas de corte nos cilindros de corte em aço maciço permanecem afiadas por muitos anos sem perder a geometria de corte.

  • keyboard_arrow_right

    Fragmentadoras Industriais

    Com vasta gama de aplicações nos mais diferentes setores da indústria, comércio e serviços, uma fragmentadora industrial caracteriza-se pela maior potência de seu motor, o que normalmente requer rede elétrica trifásica para a sua operação.

    A necessidade de rede elétrica trifásica se dá para máquinas fragmentadoras industriais com potência do motor a partir de 3 kW (3.000 Watts).

    Para conversão de potência temos que:

    1 HP (Horse Power) = 746 Watts 1 CV (Cavalo Vapor) = 736 Watts.

    Portanto, para motores a partir de 4,0 HP ou 4,0 CV é necessária a sua ligação a uma rede elétrica trifásica, para não comprometer a instalação elétrica normal, que é projetada para até 15 Amperes por ponto.

  • keyboard_arrow_right

    Diferenças entre Fragmentadora Industrial e Trituradoras / Trituradores Industriais

    O sistema de corte, ou bloco de corte em uma fragmentadora industrial é composto de cilindros de corte, normalmente maciços, que giram em sentido convergente, um ao outro, empurrando e cortando (fragmentando) os papeis e outros materiais para dentro da fragmentadora. A geometria dos dentes dos cilindros de corte define o tamanho das partículas nas quais os diversos materiais são destruídos.

    As trituradoras ou trituradores tem um mecanismo de corte similar a um liquidificador doméstico de cozinha, mas tamanho gigante. Elas possuem facas de corte fixadas no eixo de um motor elétrico que gira em alta rotação. Estas facas giram aplicando golpes nos materiais e reduzindo o seu tamanho. Embaixo destas facas, existe uma grelha (chapa perfurada com furos de diâmetro determinado). Quando as partículas produzidas pelos golpes das facas, ficarem com tamanho menor que os furos da chapa perfurada, estas partículas passam pelos furos da grelha e vão para um reservatório por meio de sucção de ar. Quanto menor a partícula desejada, mais tempo de golpes das facas deve ser aplicado nos materiais a serem destruídos. Seria como moer alimentos no liquidificador. Quanto mais moído queremos o alimento, mais tempo temos que deixa-lo sob a ação das facas do liquidificador.

    As fragmentadoras industriais trazem vantagens importantes sobre as trituradoras, principalmente na área de proteção e meio ambiente. As trituradoras são muito barulhentas e produzem forte vibração. Produzem alto nível de ruído, acima do recomendado pela legislação e requerem a utilização de salas reservadas e/ou uso de protetores auriculares. As trituradoras, por movimentar os materiais com golpes, também produzem alto nível de partículas em suspensão (poeira), requerendo a utilização de máscaras protetoras.

    Fragmentadoras industriais tem normalmente um custo maior, devido à maior complexidade dos blocos de corte, mas em compensação são silenciosas, não produzem alto nível de poeira e conferem ritmo regular de trabalho aos operadores, gerando maior conforto e rendimento do trabalho.

  • keyboard_arrow_right

    Aplicação da Fragmentadora Industrial (materiais que podem ser Fragmentados)

    As fragmentadoras industriais são utilizadas em diversos segmentos de negócios. Abaixo vamos listar alguns produtos normalmente destruídos, bem como os ramos de atividade correspondentes:

    Aplicações para Comércio, Indústria e Serviços em Geral:

    – Papeis de diversas gramaturas (40 g/m2 a 1000 g/m2).
    – Fichas em cartão e documentos em geral.
    – Documentos das áreas de RH, área jurídica, área financeira, contábil e fiscal.
    – Talões de pedidos e talão de notas fiscais.
    – Livros de registro.
    – Livros fiscais.
    – Impressos de marketing, propaganda, folders, catálogos.
    – Mídias magnéticas em geral (CD, DVD, Disquete, cartões magnéticos).
    – Avaliações de pessoal, avaliações de treinamento.
    – Curriculum Vitae, CV de candidatos a vagas de emprego.

    Indústria Gráfica de Segurança:

    – Impressos de segurança.
    – Etiquetas adesivas (labels).
    – Selos adesivos.
    – Formulários contínuos.
    – Papeis carbonados.
    – Cartões de crédito, cartões magnéticos, cartões inteligentes.
    – Chips de cartões magnéticos e cartões telefônicos.
    – Fitas de impressão térmica, ribbons, fitas de impressão magnética.
    – Discos cd, cd-rw, dvd, dvd-r, blue ray disc.
    – Disquetes, fita dat, fitas cassete, fitas VHS.

    Comércio e Indústrias de Embalagens:

    – Papelão ondulado de 2 ondas, 3 ondas ou 4 ondas.
    – Papel cartão.
    – Embalagens de papelão.
    – Embalagens plásticas.
    – Provas em polietileno, polímeros.

    Indústria Farmacêutica, de Medicamentos e Indústria de Cosméticos:

    – Cartuchos de medicamentos.
    – Bulas de remédios.
    – Blisters com ou sem comprimidos, placebos.
    – Seringas plásticas de injeção.
    – Tubos de pomadas em plástico ou alumínio.
    – Tubos plásticos de colírio, tubos plásticos de medicamentos líquidos.
    – Etiquetas adesivas.
    – Papel laminado e papel aluminizado.
    – Folhas de alumínio.

  • keyboard_arrow_right

    Características Importantes na escolha da Fragmentadora industrial

    SEGURANÇA: A característica mais importante na escolha da fragmentadora industrial, é que a mesma possua Certificação de Segurança e Proteção ao Operador emitida por laboratório independente, especializado em testes de segurança em equipamentos elétricos, assegurando que a mesma foi testada e que atende aos requisitos das Normas Internacionais de Segurança.A SEGURANÇA operacional e elétrica de uma fragmentadora industrial trifásica é regida pela Norma IEC EN 60204.
    Quando um fabricante projeta e desenvolve um modelo de fragmentadora trifásica, ele deve obedecer a todas as diretrizes e exigências da Norma EN 60204, Concluído o projeto e a fabricação, o modelo, bem como todos os desenhos, projetos e documentações são encaminhados a um laboratório técnico especializado em testes de equipamentos elétricos e que seja filiado ao ILAC – International Laboratory Accreditation.De posse da amostra e de toda a documentação, o laboratório executa todos os testes de verificação do atendimento aos requisitos da Norma EN 60204, onde são conferidos, dentre outros, os seguintes requisitos:
    – Proteção contra choque elétrico.
    – Proteções contra curto-circuito.
    – Proteções contra sobre corrente elétrica.
    – Proteção de contatos elétricos.
    – Eficiência de circuito de aterramento.
    – Proteções físicas do equipamento a acidentes com operador.
    – Circuitos de Controle e funções.
    – Dimensionamento de cabos e condutores elétricos.
    – Motores elétricos – dimensionamento e classe de segurança.
    – Sinalizações de segurança.Somente após a aprovação em 100% dos requisitos da Norma, o laboratório credenciado e reconhecido internacionalmente (INMETRO inclusive), emite o Certificado de Teste de Segurança conforme a Norma IEC/EN 60204.

Conheça mais sobre a importância dos Pentes Raspadores das Fragmentadoras

Tudo sobre a diferença dos Tipos de Motor da Fragmentadora

Saiba a importância do Nível de Ruído da Fragmentadora

Saiba a importância do funcionamento Contínuo da Fragmentadora